Existem diversos desafios na trilha do empreendedorismo brasileiro, mas ainda assim, o empreendedor consegue enxergar oportunidades onde a maioria das pessoas encontra problemas. Para reforçar esse ponto, uma pesquisa realizada pela realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), mais de 93 milhões de brasileiros estão ligados a algum tipo de empreendimento.

Cenário do empreendedorismo brasileiro
Empreendedorismo pode ser definido como a capacidade de uma pessoa em identificar problemas e oportunidades. Em seguida, criando soluções e investindo os recursos corretos na criação de algo positivo ou necessário para a sociedade.
Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que agregue alterações, traga valores reais e cause impacto na rotina das pessoas. No Brasil, essa força está alocada em cada empreendedor que traz em si doses de otimismo, confiança, coragem e resiliência para alcançar seus objetivos.
Esses requisitos parecem estar bem presentes no Brasil, pois a pesquisa mencionada anteriormente, detectou que 67% da população brasileira adulta está diretamente ligada a algum tipo de empreendedorismo. Tendo um negócio ativo, buscando começar ou iniciando a empreender de forma efetiva nos próximos anos, um cenário que mostra a disposição das pessoas na busca por realizar um sonho ou ter uma vida financeira melhor.
Desafios do empreendedor e a inovação tecnologia em foco
A lista de desafios do empreendedorismo brasileiro é relativamente pesada, com fatores como a alta carga tributária, burocracia, dificuldade na obtenção de crédito, desafios para sobreviver no mercado, inovação e marketing, gestão financeira e muitos outros. Pode parecer assustador ser empreendedor em um país tão instável, certo? Errado! Pois, felizmente não é apenas de problemas que vive o mercado brasileiro.
Para cada desafio e necessidade presente na sociedade, surge uma oportunidade de criar soluções. Com meios possíveis de facilitar a abertura do seu negócio, buscando programas governamentais, optando por um MEI (Micro Empreendedor Individual) ou apenas sendo criativo.
Essa mentalidade também está enraizada no brasileiro, pois ao ser colocada em números absolutos, os 93 milhões de brasileiros que pretendem empreender ou já tem um negócio no Brasil, tem idade entre 18 e 64 anos, sendo 42 milhões para empreendedores e os outros 51 milhões para potenciais investimentos.
Efeitos da Pandemia e o futuro do empreendedorismo
A permanência no mercado em tempos digitais após a abertura de um novo negócio também tem muito a ver com inovação, marketing e vendas no campo virtual. Os empreendedores tem partido cada vez mais para investimentos nesses setores, já que a internet abre as portas e pode conectar mais pessoas aos negócios. É mais um exemplo de desafio do empreendedorismo, que é solucionado por aqueles que viram essa janela se abrir, exatamente o que é visto nesse cenário, desafio e solução.
Em entrevista oficial, o presidente do Sebrae, Décio Lima, enfatizou ainda como o pós-pandemia abriu os olhos das pessoas para o empreendedorismo: “A pandemia fez uma grande revolução na vida das pessoas e foi um estopim para o crescimento do empreendedorismo no país, seja pela escassez de empregos que ocorreu ou seja pela nova forma de ver o mundo e novos desejos adquiridos”, afirmou ele.
Assim, hoje o empreendedorismo cresceu fortemente pela percepção das pessoas de que criar um novo negócio é algo que pode funcionar. Ao mesmo tempo, o futuro passa cada vez mais pela segmentação no ramo digital, onde milhões de pessoas e clientes em potencias para o seu negócio estão presentes, uma nova era que exige a adaptação dos novos empreendedores.
E você, já um empreendedor? Pensa em se tornar? Esteja preparado para os desafios, mudanças e boa sorte na sua caminhada!