O ano de 2024 ficou marcado pelo grande número de oportunidades e desafios encontrados pelos investidores que buscavam meios de rendimentos consistentes. Ainda assim, algumas áreas acabaram aparecendo como os melhores investimentos em renda fixa e variável neste ano. Mas, você sabe o que motivou esses investimentos a crescer? Sabe quais foram as melhores opções e o cenário para 2025? Então, vamos te mostrar tudo agora!

Primeiramente, a combinação de um cenário econômico global instável e a busca por segurança e diversificação, fez com que investimentos como renda fixa e renda variável tivessem um grande destaque na composição de carteiras dos investidores. Isso fez com que o ano ficasse marcado por um ambiente de juros altos (principalmente pela política aplicada pelo Banco Central), dificultando a redução das suas taxas de juros para estimular o crescimento.

melhores investimentos em renda fixa e variável
 Invista com segurança (Imagem: Pexels)

Destaques da Renda Fixa

A taxa Selic se manteve como um ponto de referência importante para investidores, junto a inflação controlada  que impulsionou a confiança em títulos de longo prazo. Abaixo, você confere os melhores investimentos em renda fixa e variável de 2024 no Brasil; veja:

Tesouro Direto

Os títulos do Tesouro Nacional, especialmente os Tesouro Prefixados e Tesouro IPCA+, brilharam em 2024. Com a previsão de queda na Selic ao longo do ano, investidores que apostaram em títulos prefixados viram ganhos expressivos devido à marcação a mercado. O Tesouro IPCA+, por sua vez, continuou atraente para quem buscava proteção contra a inflação com rendimentos reais acima de 5% ao ano.

CDBs e LCIs/LCAs

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) também tiveram destaque, especialmente os emitidos por bancos médios, oferecendo taxas acima de 13% ao ano. Além disso, as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCIs e LCAs) ganharam popularidade por serem isentas de imposto de renda para pessoas físicas e apresentarem rendimentos competitivos.

Fundos de Renda Fixa

Fundos de renda fixa, particularmente os que investem em créditos privados e debêntures incentivadas, proporcionaram boa rentabilidade em 2024. A busca por rendimentos acima do CDI levou gestores a explorar estratégias mais arrojadas, equilibrando segurança e retorno.

Destaques da Renda Variável

Mercado de Ações

No segmento de renda variável, o índice Ibovespa apresentou forte recuperação, impulsionado por setores como tecnologia, energia e financeiro. Empresas de pequeno e médio porte (small caps) se destacaram, refletindo um aumento do apetite por risco em um ambiente de expectativa de queda nos juros.

Fundos Imobiliários (FIIs)

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) registraram um bom desempenho, especialmente aqueles focados em galpões logísticos e lajes corporativas. A queda na vacância e a valorização de aluguéis contribuíram para a atratividade desses ativos, além da distribuição consistente de dividendos.

Ações Internacionais

Investidores que apostaram no mercado internacional, principalmente em empresas dos setores de tecnologia e energia renovável nos EUA e Europa, também colheram bons frutos. A desvalorização do real frente ao dólar e ao euro beneficiou os retornos desses investimentos para brasileiros.

Lições para 2025

A principal lição de 2024 é a importância da diversificação, como podemos ver com base nos dados dos melhores investimentos em renda fixa e variável do ano. Ambos trouxeram excelentes oportunidades, mas dependeram do momento econômico e da estratégia do investidor. Para 2025, o foco deve continuar na busca por equilíbrio entre segurança e retorno, aproveitando oportunidades pontuais e mantendo um horizonte de longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quero saber mais!
Gostaria de saber mais?