O mundo mudou após o período da pandemia, fazendo com que as pessoas olhassem com novos olhos para as oportunidades de empreender. Com isso, a abertura de micro, pequenos e médios negócios decolou no Brasil nos últimos anos. Mas, qual foi o cenário do empreendedorismo no Brasil em 2024?
Como já era esperado, o país passou por um aumento considerável no número de abertura de novos negócios e com grande variedade de setores, com o ramo de serviços liderando esse número com mais de Serviços – 1,7 milhão de novos negócios abertos. Isso é equivalente é quase metade do total de novos negócios abertos durante o ano, que chegou a 3,3 milhões.

Recorde de empreendedorismo no Brasil em 2024
As 3,3 milhões de novas empresas abertas em 2024 foi recorde histórico na criação de novas empresas, sendo que 96% são micro e pequenas empresas, reforçando o crescimento do empreendedorismo no país. Além disso, alguns meses do ano registraram recordes históricos na abertura de novos negócios, fazendo que ainda em agosto o número já fosse de 2,8 milhões de novos CNJPs abertos.
O setor de Serviços se destacou e foi responsável por quase 61% do total de aberturas de pequenos negócios nos oito primeiros meses de 2024 (1,7 milhão). Na sequência, vêm o Comércio (25,6%), a Indústria (7,9%), a Construção (7 %) e a Agropecuária (0,7%). Esses dados são oficiais do Sebrae e solidificam um ano marcante para o empreendedorismo no Brasil em 2024, onde o número de mulheres empreendedoras também bateu recordes.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, falou sobre o assunto, afirmando que: “A economia está no rumo certo. Mais uma vez o presidente Lula desafora as previsões econômicas no Brasil. Ano passado a previsão do FMI era que o país teria um crescimento pífio de 0,8% e alcançamos, em 2023, quase 3%. E agora, no último trimestre deste ano, havia uma previsão baixa do PIB e alcançamos 1,4% de crescimento. O Sebrae acredita em um desenvolvimento econômico mais inclusivo. Estamos em uma aliança global contra a fome e a pobreza. Mais de 24 milhões de brasileiros saíram do mapa da fome e o empreendedorismo tem contribuído nesta meta“.
Perspectivas para 2025
A perspectiva inicial é de que o empreendedorismo pode crescer em 2025, pois o cenário econômico no país segue superando as expectativas e os meios para abertura de novas empresas tem se tornado mais fácil. O MEI (Micro Empreendedor Individual) também deve seguir em alta e com muitos novos negócios sendo lançados, nos mais diferentes segmentos.
Além disso, o mercado atual está passando por uma transformação, marcada principalmente pela digitalização dos processos, da inclusão social e da preocupação com a sustentabilidade e economia mais verde. Assim, essas tendências e setores em crescimento podem ser uma ótima opção para novos negócios.
Algumas tendências de empreendedorismo para 2025 são:
- Digitalização e automação
- Sustentabilidade e empreendedorismo social
- Personalização de produtos e serviços
- Foco em saúde e bem-estar
- Marketing de valores e consumo consciente
- Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)
- Diversidade e inclusão
Seja um negócio exclusivo desses assuntos ou não, é importante lembrar que essas práticas ligadas a imagem das empresas vão ser cada vez mais importante. Dessa forma, esperamos ver o empreendedorismo no Brasil em 2024 avançando em alta para 2025, avançando tecnologicamente e cada vez mais sustentável, se adaptando as mudanças sociais.