O Mindfulness, que em português é algo como “atenção plena” é uma técnica de meditação que consiste em focar a atenção no momento presente, sem julgamentos ou distrações. Essa prática pode ajudar a: reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o foco, diminuir a insônia, aumentar a capacidade de memória. Além disso, pode ser feita de diversas formas, como: respiração, âncora visual, âncora auditiva, observação e aceitação das emoções.
Com o tempo, essa prática acaba por reduzir o estresse e a ansiedade, direcionando toda o foco do pensamento para atitudes mais focadas e positivas, cada vez menos destrutivas com uma forte tendência de afastar sensações negativas das mais diversas. Por isso, agora vamos te mostrar algumas das principais vantagens de introduzir essa prática na sua vida.

Quais os benefícios de praticar mindfulness?
Toda prática de saúde mental ou física é ainda melhor quando combinada com outras atividades. Por isso, além das práticas de mindfulness e os seus benefícios que vamos conferir abaixo, lembre-se de também manter o seu corpo em atividade, conectado com a sua mente.
1. Redução de estresse, ansiedade e sintomas de depressão
Alguns estudos e pesquisas mostram que o mindfulness contribui de forma direta e valiosa para a redução de ansiedade, estresse e até de sintomas de transtornos ligados a depressão. Como foi o caso de um estudo publicado em 2018, que avaliou pessoas diagnosticadas com transtornos psiquiátricos de mais de 140 grupos amostrais.
O resultado mostrou que o mindfulness era melhor muito mais benéfico do que a ausência de tratamentos psicológicos, com benefícios equivalentes a procedimentos com evidências consolidadas no meio da saúde. Isso apontou como a meditação de atenção plena ajuda de forma efetiva na melhorar esses quadros.
2. Melhoria do foco
O escopo das técnicas de mindfulness reafirma a capacidade de a mente viver no estado presente, contribuindo para elevação do foco e afastando pensamentos negativos ligados ao passado ou sobre coisas que você não pode controlar.
Quando a dificuldade em manter a concentração está ligada a algum tipo de transtorno psiquiátrico (como ansiedade, Transtorno de Déficit de Atenção ou Hiperatividade), a meditação pode elevar seu foco e trazer resultados positivos.
3. Redução da insônia
Outra análise importante que os estudos sobre mindfulness mostraram, é que os participantes dessa prática tem uma melhoria significativa na qualidade do sono, principalmente quando comparado a outros tipos de técnicas com mesmo objetivo. Ao todo, foram analisados 18 estudos com mais de 1.600 participantes, o que não deixou dúvida sobre a e eficácia e capacidade do mindfulness em colaborar diretamente para o combate da insônia.
4. Flexibilidade cognitiva
O mindfulness também está relacionado ao reforço da chamada flexibilidade cognitiva, que é a habilidade de gerar diferentes respostas de acordo com os estímulos do ambiente em que se está inserido. Ou seja, aqueles que praticam meditação de forma regular tem mais capacidade de “pensar fora da caixa” em diferentes situações e ambientes, elevando a capacidade criatividade e de resolução de problemas por parte dos seus praticantes.
5. Benefícios para o corpo
Os praticantes de mindfulness também conseguem experimentar benefícios para além da mente, contribuindo na hora de manter o foco e conquistar objetivos físicos, como auxiliar na perda de peso, no controle da hipertensão arterial e na redução da dor crônica. Essa prática precisa estar atrelada a atividades físicas, servindo como um meio de apoio para te manter firme e focado nos seus objetivos.
Como praticar o mindfulness?
Em geral, não há contraindicações e nem riscos para a prática de mindfulness, também não sendo necessário nenhum material para começar. Abaixo, confira o que pode ser um guia inicial:
- Escolha um local confortável;
- Comece a prestar atenção ao seu corpo e ao que você está pensando;
- Controle o ritmo da respiração e use-a como guia na condução do pensamento;
- Deixe as distrações passarem, sem julgá-las. Se você perder o foco, ignore e volte ao estado de atenção;
- Retenha a atenção por pelo menos cinco minutos. Ao fim, tente voltar aos poucos ao estado de atenção natural, observando as sensações do corpo.
Aplicativos, vídeos ou mesmo áudios podem ajudar na jornada para alcançar o mindfulness. Porém, o mais importante é reconhecer, aos poucos, como manter o foco de atenção no presente e evitar distrações com coisas que não importam, priorizando sempre o seu bem-estar mental e físico.