Em um ano olímpico, as mulheres brilharam nos Jogos de Paris. No Brasil, das 20 medalhas conquistadas pelos atletas, 12 foram obtidas por mulheres, incluindo os únicos três ouros do país. Foi um ano totalmente marcante para o esporte feminino nacional, onde todo país vibrou e torceu junto pelas atletas que se tornaram referência nos esportes em 2024.

Bia Souza Judô
Vitória brasileira no Judô (Imagem: Getty Imagens)

Entre os quatro multimedalhistas brasileiros da competição, três são mulheres: Beatriz Souza, que conquistou ouro na final da categoria +78kg do judô feminino e bronze por equipes; Larissa Pimenta, que garantiu dois bronzes, um na categoria até 52kg do judô feminino e outro na disputa por equipes; e Rebeca Andrade, que fez história com quatro medalhas (ouro no solo, duas pratas no individual geral e no salto, além de um bronze por equipes).

Quem finalizou a grade vencedora de ouros das brasileiras foram as jogadoras de vôlei de praia, Ana Patrícia Ramos e Duda Lisboa, dois dias antes do encerramento da Olimpíada. A dupla levou o Brasil de volta ao pódio após 28 anos. Essas atletas foram apenas algumas das protagonistas que fizeram história esta edição das Olimpíadas.

Mais vitórias para o Brasil em ano marcante nos esportes em 2024

No surf, Tatiana Weston-Webb conquistou a medalha de prata depois de chegar à final feminina e enfrentar a norte-americana Caroline Marks nas ondas de Teahupoo, no Taiti, um resultado inédito e grandioso para o surf feminino. A “Fadinha“, Rayssa Leal, queridinha do público brasileiro retornou ao pódio em sua segunda Olimpíada, batendo próprio recorde no skate street para conquistar o bronze na final.

Rayssa Leal Skate
Rayssa Leal bateu o próprio recorde com 92.88 na etapa de manobras (Imagem: Getty Imagens)

 

O time de ginástica artística, composto por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Julia Soares, Jade Barbosa e Lorrane dos Santos, conquistou o Bronze, trazendo a primeira medalha do Brasil na modalidade. Essa competição inclusive, talvez foi a que teve a maior mobilização por parte dos torcedores e da audiência, com apoio massivo da torcida brasileira. Encerrando a participação de medalhas para mulheres, tivemos a seleção feminina de vôlei com um bronze.

Paraolimpíadas também são destaques nacionais no esporte em 2024

O esporte em 2024 foi marcante também nas Paralimpíadas, com Bruna Alexandre, do tênis de mesa, sendo a primeira atleta paralímpica brasileira a competir também na Olimpíada, um feito grandioso e marcante para ambos os eventos. Além dela, a nadadora Carol Santiago conquistou mais três ouros e duas pratas em sua segunda participação nos Jogos e se tornou a atleta mulher com mais medalhas de ouro em Paralimpíadas pelo Brasil.

Carol Santiago
Domínio brasileiro na piscina (Imagem: Getty Imagens)

Rebecca Andrade como grande destaque

O grande destaque feminino do esporte em 2024 para o Brasil foi da ginasta Rebecca Andrade. Em uma disputa olímpica histórica contra a norte-americana Simone Biles, ela conquistou medalhas de ouro, prata e bronze e fez história.

Rebeca Andrade
Rebeca Andrade brilhou em 2024 (Imagem: Getty Imagens)

Ela voltou ao Brasil como heroína nacional e ovacionada em todos os cantos do país, levantando já questionamentos sobre sua participação na próxima olimpíada. E assim, o esporte brasileiro feminino fez história em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quero saber mais!
Gostaria de saber mais?